O conteúdo ministrado para os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Irmã Theodora para a 1º avaliação é SOLUÇÃO e visando uma aprendizagem mais efetiva e significativa buscou-se abordar esse tema de forma alternativa: como método avaliativo elaborou-se um roteiro experimental, no qual o aluno poderia realizar as experiências em sua residência e a partir das observações responder as questões propostas.

Depois desse procedimento os alunos teriam que adicionar sal de cozinha à agua, até que percebessem cristais de sal não dissolvidos. Nesse momento ocorre a formação de uma solução salina saturada. Agora colocariam novamente os ovos nessa solução e notariam mudanças nas propriedades da água (alteração na densidade) que também modificam o comportamento do ovo na água.
Essa solução salina agora teria que ser levada a ebulição e ainda quente colocada em um copo e observada, para que logo depois sofresse um resfriamento lento e observada novamente. Nesse momento o aluno teria que associar a solubilidade do sal com a temperatura. Com um resfriamento lento poderia ser preparada uma solução supersaturada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário