Experimentos

 Teste do bafômetro
O professor Rogério propôs para ser realizada no laboratório de química da escola a experiência do bafômetro, conhecida como teste do bafômetro. Não há necessidade de se utilizar um voluntário que ingeriu bebida alcóolica, pois trabalhamos com simulação. Esse experimento não tem como objetivo calcular quantidade de álcool presente na amostra, mas demonstrar ao aluno as reações químicas que ocorrem em um bafômetro. Para a construção do bafômetro artesanal utilizamos o dicromato de potássio em solução ácida. Só ocorre a reação se houver presença de álcool etílico (etanol). Para a construção do bafômetro foi necessário: mangueira plástica, pedaços de giz embebidos na solução dos reagentes, chumaço de algodão e balão de aniversário.

O teste do bafômetro só dá positivo quando há álcool no balão. O álcool não entra em contato direto com o giz embebido, apenas os seus vapores, simulando o álcool expirado pelos pulmões. No tubo onde há maior teor de álcool percebe-se maior intensidade na coloração.

Tubo a direita: cor amarela

Cor do giz antes da reação: amarelo
Cor do giz depois da reação: verde.



Metais pesados

O professor Rogério propôs uma atividade que envolvesse os elementos químicos presentes na tabela periódica, assim como fosse capaz de descrever algumas de suas características principais. Pensando em alguma atividade que abordasse esse tema foi elaborado um roteiro que relaciona os metais pesados com a sáude humana. Nesta atividade podemos demonstrar as principais ligas metálicas e seus principais constituintes, muitos deles classificados como metais pesados. Envolveu a liga de: aço, aço inoxidável, latão e bronze. Também foram mostrados alguns objetos para que os alunos pudessem identificar os metais presentes. Houve participação dos alunos durante as atividades.


Densidade
  O professor Carlos Alberto trabalhou com o EJA 102 e com as turmas dele do 1º ano as propriedades da matéria e para elucidar os exemplos comentados apresentou várias atividades experimentais relacionadas com o tema: densidade do ovo na água e água salgada, reação com mudança de cor, cálculo da densidade e a brincadeira com uma garrafa pet e tampa de caneta simulando o funcionamento de um submarino. A partir das fotos pode-se observar a participação dos alunos durante a realização das atividades.

Teor de álcool na gasolina
 Foi realizada no dia 09 de maio no laboratório de Química uma experiência sobre o teor de álcool na gasolina. O assunto é relevante, pois atualmente os jornais e outros meios de comunicação noticiam a disparada do preço da gasolina em decorrência da entressafra da cana de açucar, visto que o álcool provém de uma reação de fermentação do açúcar presente na cana de açúcar.
No Brasil o teor de álcool varia de acordo com a disponibilidade da cana de áçucar: na safra, o teor chega a 25% e na entressafra, momento em que há menos produção de álcool, diminui para 18%.
O aumento no preço do álcool fez disparar o gasto com gasolina em Belém. Já tem posto de combustível vendendo o produto por até R$ 3 o litro, o que faz da cidade a detentora do triste recorde de possuir a gasolina mais cara do país.
A culpa, segundo o presidente do Sindicato dos Combustíveis do Pará, Alírio José Duarte Gonçalves, é das distribuidoras que aumentaram em 26% o preço do álcool, em 70 dias. Só em um dia, uma grande distribuidora, segundo ele, aumentou em R$ 0,40 o litro do álcool repassado aos postos. A gasolina brasileira hoje tem 25% de álcool.
Fonte: Jornal Diário do Pará Quinta-Feira, 14/04/2011 
Página online do jornal
 

A faixa obrigatória da mistura passa de 20% a 25% de álcool para 18% a 25%. Como o valor do álcool sofre oscilações constantes, a possibilidade de misturar apenas 18% do produto na gasolina permitirá uma redução do valor do produto final que é vendido aos consumidores.

fonte: http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matLer.asp?newsId=179965



 Gorduras Trans
De acordo com o programa do terceiro ano do ensino médio, na área de química orgânica é lecionada o conteúdo de isomeria. Nas atividades trabalhamos com a classificação de cadeias carbônicas e com o conceito de isomeria cis e trans. Para que esse conceito fosse melhor compreendido utilizamos um tipo de estrutura trans muito comentada pelo efeito maléfico em nosso organismo: a gordura trans. A partir de uma simples demonstração (degustação) mostramos os efeitos desse tipo de gordura em alguns alimentos: em um biscoito que continha a gordura trans em sua composição foi notada um tom dourado ao biscoito, além de ser mais crocante que um outro biscoito de outro fabricante que não tinha gordura trans (no rótulo descrevia como zero trans). O material apresentava um roteiro com um texto descrevendo algumas características da gordura trans e questões relacionadas com o tema. O professor de química responsável pelas turmas é o professor Rogério. São três turmas de 3º ano na escola no turno da tarde. Após a experimentação, todos os alunos conseguiram identificar em quais biscoitos encontrava-se a gordura trans, pois apresentavam características distintas.
A leitura básica para essea demonstração está no material de apoio. É uma reportagem da Revista Veja, encontrada no endereço eletrônico: 

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/gordura-trans/index.shtml 
professora Flaviana


Misturas e densidade
Experimento elaborado para elucidar algumas questões levantadas sobre o conteúdo abordado em sala de aula relacionado com as propriedades da matéria.
Essas atividades foram executadas no período de 02/05 a 06/05 no laboratório de Química da escola, com a supervisão da professora Flaviana com os alunos da disciplina Química da professora Alessandra Lima.

Foram elaborados quatro atividades experimentais levantando as seguintes questões:
1) Você conseguiria identificar se o ovo está bom para o consumo (ovo fresco) apenas observando as características externas, antes de quebrá-lo?
2) Na experiência anterior você observou que os ovos são capazes de afundar na água quando são frescos. É possivel fazê-los flutuar na água como se fossem “velhos”?
3) Você seria capaz de adicionar em um frasco mel, água, óleo e álcool e mantê-los separados formando 4 fases distintas? Qual é o segredo?
4) O gelo é constituído de água no estado sólido. Então por que uma pedra de gelo flutua na água? O gelo também é capaz de flutuar em álcool?
 
O material é constituído de procedimentos e de algumas perguntas relacionadas com o tema. Abaixo estão alguns textos de apoio:


Você sabia?
Você sabia que para testar se um ovo está fresco é só colocar em água? Se estiver fresco, o ovo afunda. Se não estiver fresco, ele bóia. Isso acontece porque o ovo fresco (ou recém-posto) preenche quase toda a casca e contém uma pequena bolsa de ar no interior. À medida que o ovo "envelhece", ele perde água de seu interior que evapora através dos poros da casca. Assim, a bolsa de ar cresce e o ovo fica menos denso (já que perdeu massa e manteve o mesmo volume pois a casca continua intacta).

É FÁCIL SABER SE O OVO ESTÁ BOM PARA O CONSUMO
Se o ovo fica no fundo de um copo com água, é bem fresco.
Em 1 ou 2 semanas, o ovo bóia o suficiente para se manter na vertical, no fundo do copo com água, mas ainda pode ser usado.
Se o ovo bóia na superfície do copo com água, já está muito velho para ser usado! 

Você sabia?

O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos. Os oceanos têm em média, por 100 ml de água, 3 g de sais, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, em cada litro de água  encontram-se cerca de 300 gramas de sal.

O Mar Morto contém a água mais salgada do mundo. Essa grande quantidade de sal aumenta sua flutuabilidade, e os banhistas bóiam facilmente.

Flutuabilidade: Devido à elevada concentração de sais dissolvidos na água, a densidade do Mar Morto é muito maior do que a de outras concentrações de água onde se possa flutuar (o que faz o boiar muito mais fácil). Se você entra no Mar Morto, se sente como se estivesse flutuando em cima da água.


Você sabia?

O álcool comum não é capaz de destruir bactérias ou vírus, pois ele evapora muito rápido, devido ao baixo teor de água ( 96% etanol e 4% água). Já o álcool 70%, com teor de água mais elevado, é capaz de destruir temporariamente as bactérias e vírus, pois permanece mais tempo em contato na pele, destruindo-os. Por isso é necessário lavar muito bem as mãos e em seguida passar o álcool 70%, várias vezes ao dia.


Por que Icebergs - imensos blocos de gelos conseguem flutuar na água?

Mudanças de estado físico provocam mudanças na densidade de uma substância. A água líquida, por exemplo, tem densidade 1 g/cm3, e a água solidificada 0,92 g/cm3. Isso permite entender porque o gelo flutua na água.



Existem líquidos que flutuam em outros líquidos! Quando existem derrames de petróleo no mar, praticamente todos nós já observamos o petróleo derramado a flutuar na superfície da água salgada do mar. Entretanto, nesta experiência podemos observar a água a flutuar num fluido. Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel. Por sua vez, o azeite flutua na água, sendo mais leve do que esta. O azeite não flutua no álcool sendo, portanto, mais leve do que este. Em relação ao álcool etílico, este é o líquido que apresenta menor densidade dos analisados.

Densidade do óleo: 0,9 g/mL      álcool: 0,8 g/mL